Cancun

Dicas, Informações e Outras Generalidades...

sábado, julho 08, 2006

Xel-Ha ou Xcaret?




Links para o Google Earth: Xel-Ha e Xcaret (por azar, o Xcaret está tampado pelas nuvens!!!)

Todo mundo que visita Cancun precisa ir a algum desses parques. Uns dizem que Xcaret é melhor, outros que Xela-Ha!

Existe uma diferença básica entre os dois. O Xcaret é um parque artificial, enquanto Xel-Ha é um parque natural.

Acredito que o Xcaret é o parque mais visitado, mas não significa que seja melhor. Um exemplo disso, é que muitas pessoas reclamam muito da super lotação do Xcaret na alta temporada.

Conheço os 2 parques (primeiro fui no Xel-Ha e mais recentemente no Xcaret) e tenho alguns comentários a fazer.

Em geral me decepcionei com o Xcaret pois todos dizem que é lindo, que tem muitas atrações, que você tem que ficar um dia todo para ver tudo...Cheguei lá as 9:30 e as 15 estava indo embora. É bonito, mas não como eu esperava.

Quando fui ao Xel-Ha também fiz mais ou menos esses tempos e me diverti mais. Claro que isso é a opinião pessoal de quem teve a oportunidade de ir nos 2 parques.


  • O Xcaret é um pouco mais caro que Xel-Ra.
  • Xcaret é maior que o Xel-Ha, na teoria tem mais atrações e um show de costumes típicos a noite. Não fiquei para o show noturno, porque terminei de ver tudo 3 da tarde e o show era as 7. Por isso se você pretende ficar até a noite, faça as coisas com muita calma.
  • Os dois parques tem muitas atrações aquáticas que não estão incluídas no pacote e você tem que pagar a parte, inclusive para nadar com os golfinhos.
  • Em relação as atrações do Xcaret me decepcionei com quase tudo, com exceção do aquário que é legalzinho e interessante e das tartarugas marinhas que são bonitas.
  • Xcaret: Tem um espaço com pumas e jaguares, e de todas as vezes durante o dia que passamos por lá, só conseguimos ver algo dormindo, muito escondido. Tem também um borboletário, entramos e vimos, sem brincadeira, 2 borboletas. Também tem uma Caverna de morcegos, mas só vimos a caverna e nada de morcegos, nem unzinho.
  • Comida: nesse ponto achei o Xcaret melhor. Mas os dois tem várias opções. Mas geralmente quando você compra o pacote já está incluído o almoço em algum restaurante pré determinado. Você também pode comprar opacote sem almoço.
  • Xcaret tem 2 rios subterrâneos e o Xel-Ha não tem nenhum. Nesse quesito também fiquei decepcionada com o Xcaret. É muito gostoso nadar nesses rios, mas a atração não tem nada mais que isso. Nem sei porque eles oferecem o snorkel. Vi pouquíssimos peixes e muito do trajeto é no escuro.
  • Os dois parques tem um espaço de praia e nesse quesito o Xcaret é melhor, mais estruturado.
  • Em relação aos mergulhos, sem dúvidas achei o Xel-Ha melhor. Você desce um rio numa bóia e depois pode mergulhar em um espaço super grande, em um rio que encontra com o mar. Vi muitos peixes grandes, pequenos, coloridos e até a sorte de ver uma arraia.
  • Fui esse mês ao Xcaret e não tive nenhum problema com super lotação. Cancun não está tão cheio ainda e o parque estava vazio. Para não esquecer! Lá também tem um orquidário e uma criação de cogumelos...

Um aviso importante: em nenhum dos dois parques você pode usar protetor solar normal.

  1. No Xel-Ha eles são super estritos e ficam de olho, até no banheiro. E te dão um sache, q mal dá pra passar no rosto (achei meio exagerado). E isso é um problema porque você passa a maior parte do tempo na água. Por isso, passe protetor antes, ou seja muito discreto e eficiente para que ninguém te veja passando. Não reparei se eles vendiam algum protetor específico lá dentro.
  2. No Xcaret também é assim e a diferença é que lá eles vendem um protetor. E além disso, se eles te virem com um protetor de outra marca na entrada, pedem pra você deixa-lo (não sabia disso, até que na hora que sai do parque, vi na entrada um "guarda protetor solar lotado). Por isso, levem em alguma bolsa. Nesse parque é mais fácil passar, mas seja discreto.

Acho que já deu para perceber que na minha opinição o Xel-Ha é mais legal e mais bonito. Achei que ele atinge o objetivo desse tipo de atração. Não sei se esperava demais do Xcaret (de tanto que as pessoas falam) e criei uma expectativa muito grande...

Estou passando o site dos 2 parques para que vocês possam conhecer um pouco e estarei postando algumas fotos em breve.

http://www.xcaret.com.mx/

http://www.xelha.com.mx/




Other Related Topics:
, , ,

19 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Gostaria de saber mais sobre quem está escrevendo... Se puder, me procure no MSN, ok?
mauriciow@hotmail.com

Tenho uma comunidade no orkut sobre
lua de mel em cancun.

Gostaria de trocar informações.

Aguardo contato.
Mauricio

7:34 AM  
Blogger Vanessa Formagi said...

Olá Rangel!

Os dois parques são bons, mas como disse, fiquei um pouco decepcionada com o Xcaret...

Em relação aos pontos escuros, em várias partes do rio, passamos por túneis escuros, com pequenos pontos de iluminação e que nã dava pra ver quase nada...muito menos embaixo d'água!!!

Não se esuqeça que existe mais de um trajeto do rio e ás vezes as pessoas fazem um ou outro!!!

12:32 PM  
Blogger Unknown said...

Olá, irei para Cancun agora em Novembro, e estou decidindo quais passeios farei, ficarei apenas 4 dias.
Quais vc me indica Vanessa??

8:10 AM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa fique muito feliz de ter me deparando com o seu blog. Estou indo para Riviera Maya em 3 dias e estou aqui as pressas recolhendo informações para não chegar tão por fora. Suas informações são interessantes e bem objetivas. Era tudo o que eu precisava para ter uma idéia sobre os dois parques. Nota mil pela dica sobre protetor solar. Meu marido tem a pele super clara (tipo cílios loiros sabe) e iria ficar desesperado se só soubesse dessa dificuldade quando chegasse la. Muito obrigada.

1:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hola! Soy de México y vivo en Cancún. Me da mucho gusto saber que les haya gustado tanto Xcaret y que quieran conocerlo, ya que es un orgullo de los mexicanos.Como tip, si compran online tienen un 10% de descuento en el sitio ofcial de Xcaret.
Hi! I'm Mexican and actually live in Cancún, I'm really happy to see you are all interested in visting Xcaret, since its one of the best places to really get to know Mexico. A tip, if you buy online on the official site, sometimes they have 10% off the entrance.

Espero un día visitar Brasil!
I hope one day I can go to Brasil!
www.xcaret.com.mx

6:22 PM  
Anonymous Filipe Roque said...

Agosto de 2009: Em Xel-Há também vendem protector solar biodegradável (por 180 pesos, acho). Recomendo que se chegue cedo, para disfrutar ao máximo, e que se escolha um dia de sol, para tirar melhores fotos subaquáticas (na loja da entrada vendem máquinas básicas de rolo, com estojo impermeável, por cerca de 20 dólares).

9:17 AM  
Anonymous Anônimo said...

Estou indo para Cancun em janeiro com o meu namorado.. gostaria de outras dicas.
Entre em contato comigo: prisciladias01@hotmail.com

obrigada e beijossssssss

9:03 AM  
Blogger Unknown said...

Olá Pricila,

Me envie suas dicas e terei prazer em ajudá-la, se souber!

12:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pois é, esse comentário do protector solar é de quem não sabe mais. Eles proíbem o uso de protetor solar comum porque contém quimicos nocivos para a vida marinha, por isso eles insistem no uso do protetor que eles vendem...

6:09 AM  
Blogger Unknown said...

Vanessa, estou indo para cancun em janeiro de 2010 e vou evar minha filha de 7 anos, nos parques ela pode fazer os passeios com a gente como por exemplo o jungle tour ?

9:43 AM  
Blogger Unknown said...

Ola tudo bem?Adorei o seu blog, simplesmente fantástico.Gostaria de saber sua opnião sobre a rede palace rosorts e em específico o BEACH PALACE WYNDHAM GRAND RESORT onde irei ficar com a minha famíla em Março deste ano(tenho criança de 3 anos)por 8 dias e gostaria de saber sua opnião sobre o HOTEL(qualidade) e o ALL INCLUSIVE da rede onde disseram que posso utilizar o all inclusive de toda a rede(bons restaurantes e boa comida).E as lojas compensam fazer compras?Ex: roupas(infantil e adulto), perfumes, relógios, óculos oakley, acredito que seja bem mais barato aí do que aqui no Brasil.A localização do Beach Palace é boa?As praias são adaptadas pra cadeirante?E a cidade?Algumas dicas pra me dar?Obrigado Fernando

4:30 PM  
Blogger Unknown said...

salls

4:35 PM  
Anonymous Henrique Duprat said...

Eu estou em Playa del Carmen e fui aos 2 parques e também achei o Xcaret decepcionante, zero de adrenalina e um show bonitinho de noite. Adorei o Xel há Muitos peixes, comida e BEBIDAS liberadas all day.

8:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá estou indo para cancun com meu marido tres crianças e minha mãe e gostaria de saber se é vantagem alugar um carro até o xcaret ou xel-ha, porque os pacotes são muito caros e uma opinião entre os dois parque c/crianças, e se tem a opçao de pagar a entrada sem almoço e sim comer só um lanche lá dentro,ou se vende pacotes nos hoteis sem almoço incluso

5:45 PM  
Anonymous Taty Mueller said...

Olá! Sou veterinária e apaixonada por golfinhos! Estou indo em agosto e gostaria de saber qual dos dois parques é melhor nadar com os golfinhos? Vc acha o xcaret muito lotado? mtas pessoas querendo nadar com os golfinhos ao mesmo tempo? rsrsrrs
Obrigada! bjos

3:52 AM  
Blogger Helenize said...

Cara Vanessa, eu, minha família e amigos estaremos viajando para Cancún no período do reveillon - 28/01 à 02/01/11. Gostaria que vc me informasse sobre passeios, pois no grupo tem adolescentes e criança de 5 anos. Também indicação para a noite da virada.
Grata
Helenize

5:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, meu nime é Fernando e estou indo para Cancun em Junho para ficar 1 semana. Gostaria de saber mais sobre hotéis. All inclusive ou sem nada mesmo??? Além disso, há mais alguma atração turística por lá? Uma outra dúvida é sobre bares e restaurantes onde posso encontrar comidas e bebidas típicas do México.

Obrigado e parabéns pelo seu Blog!!!

5:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

O problema do protetor solar é que precisa ser um biodegradávael para não afetar o meio ambiente,lá vc encontra em qualquer lugar e o preço é o mesmo de um protetor solar comum, é questão de preservar a natureza e é o mínimo que nós podemos fazer para conservar aquele paraíso que é Cancun

8:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá,

Acabei de vir de Cancun e tive a oportunidade de ir a Xel-ha. Já tinha estado em Xcaret em outra oportunidade. Em grande parte, concordo com o post.

Xel-Ha é mais natural, Xcaret é mais montado. Na verdade, acho que vale a pena ir nos dois, pois achei os dois muito legais, com propostas diferentes.

A praia de Xel-ha basicamente desapareceu com um furação. Já Xcaret tem uma praia muito legal, para você ficar depois das atividades, enquanto espera o show. Não comi no restaurante, mas tem um espaço bom de praia para tomar suas margaritas e sua Corona/refris. O show é para turistas, lógico, mas mesmo assim achei muito bem feito. Valeu a pena esperar. A área de snorquel também estava bem legal quando eu fui. Lá tem uma atividade onde você coloca tipo um capacete de escafandro onde bombeiam ar e vc vai caminhando. Muito legal, vale a pena. Tem também em Xel-ha (mas lá eu não fui, pois já tinha ido em Xcaret. É pago à parte, nos dois parques e tem que reservar horário). Já o rio subterrâneo é isto mesmo, legal pelo contexto, mas naaaada de especial. Se quiser um belo passeio de rio subterrâneo, aconselho o Xplor (outro parque). Quando fui era novembro, não tinha muita gente, mas agora, em abril, o pessoal que foi reclamou bastante.

Já para nadar com os golfinhos, Xel-ha é melhor. É mais intimista, digamos. Em Xcaret rola junto com o show dos golfinhos e vc vira parte da atração. Em Xel-ha não rola o show, então fica mais dedicado (pago à parte, nos dois parques). Almocei lá e gostei. Nada extraordinário, mas atende bem. A natureza é mais exuberante em Xel-Ha e vi peixes maiores do que em Xcaret. Tem mais pontos de snorquel, também.

Se tiver disponibilidade de tempo e $$, vale a pena ir nos dois. E também vale incluir o Xplor, que é mais de aventura. Tem uma caverna onde vc vai nadando ou de "jangada", que é maravilhosa. E tem o circuito de tirolezas muito legal, enorme (e exige certo esforço para subir nas torres). Fora isto, não tem muito mais.

Tem pacotes para 2 ou 3 parques, que sai mais barato que cada um sozinho.

Para responder à pergunta, se eu voltar lá e tiver que escolher um, iria em Xcaret, por uma questão apenas de preferência pessoal, gosto de ficar de papo pro ar na praia.

Abraços

3:06 PM  

Postar um comentário

<< Home